ASCOM MCTIC  - 18/09/2017

As etiquetas adesivas da Conect Car, segunda maior operadora de pedágios do país, já contam com o chip desenvolvido pela Ceitec, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para identificação veicular. O adesivo permite que o veículo seja identificado nas cancelas de cobrança automática de pedágios, shoppings centers, aeroportos e estacionamentos. A identificação é feita por antenas instaladas nas cancelas automáticas, por meio da leitura dos dados do adesivo. Assim que o veículo se aproxima é liberada a passagem, descontando o valor do seu saldo.

Rodovias

O produto desenvolvido pela Ceitec pode ser utilizado para pagamento de pedágios nas rodovias estaduais de São Paulo e nas federais concedidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nessas rodovias, os sistemas de pedágio automático utilizam um protocolo de comunicação por rádio frequência chamado Artefato SJ5511, usado para a identificação dos veículos por meio de etiquetas com chip coladas no parabrisa. Esse protocolo é considerado um método seguro de acesso aos dados da memória dessa etiqueta, graças ao uso de criptografia, o que impede a clonagem dos dados e rastreamento dos veículos.

O produto desenvolvido pela Ceitec não tem necessidade de uso de bateria para seu funcionamento, o que atende a esse protocolo de comunicação. O projeto teve início em julho 2016 e foi desenvolvido por uma equipe de 25 profissionais. Em menos de um ano, a tecnologia nacional foi concluída com sucesso, com venda de mais de um milhão de chips pelas operadoras de pedágio.

Compartilhe: