14.07.2023

Representantes da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (ABISEMI) e entidades parceiras do grupo de trabalhos “Made in Brazil” Integrado (MIBI), reuniram-se no dia 12 de julho com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e com o secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira Lima, para tratativas acerca do ambiente de negócios e políticas aplicadas ao setor.

Crédito: Gabriel Lemes

 Da audiência participaram o presidente, Rogério Nunes, e demais membros da diretoria da ABISEMI, bem como representantes da Intel no Brasil, do Sindipeças e da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (ABINEE). A agenda contou também com a presença do Deputado Federal Vitor Lippi.

Na ocasião, os participantes destacaram a importância de renovação da legislação que abraça o setor para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Um dos pontos mais relevantes abordados na audiência fora o encaminhamento da Medida Provisória que definirá o novo Programa Brasileiro de Semicondutores, hoje em tramitação no MDIC.

Para o presidente da ABISEMI, o novo Programa Brasileiro de Semicondutores é fundamental para a expansão das atividades já estabelecidas no Brasil, sendo elas em design de circuitos integrados e encapsulamento e teste de semicondutores, podendo alcançar no médio prazo a etapa de fabricação de wafers.

Nunes mencionou que o item semicondutores está entre os principais responsáveis pelo déficit da balança comercial do Brasil, atingindo cerca de 12 bilhões de dólares. Ele também agradeceu ao ministro Geraldo Alckmin pelo convite para participação da entidade no recém criado Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, cujas atividades iniciaram-se neste mês, corroborando o reconhecimento do Governo relativamente à importancia do setor de semicondutores brasileiro para o País.

Compartilhe: