07.11.2023

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (ABISEMI), Rogério Nunes, participou em Brasília de evento que discutiu a cadeia de fornecimento entre Brasil e Estados Unidos.

O setor de semicondutores foi um dos temas discutidos na ocasião. Promovido pela Amcham, pela CNI e pela US Chamber of Commerce, na data de 06 de novembro, o Diálogo Comercial Brasil-EUA reuniu representantes dos setores público e privado de ambos os países.

Na ocasião, o presidente da ABISEMI destacou as possibilidades do Brasil ser incluído entre os países parceiros dos EUA para o fornecimento de produtos manufaturados no Brasil na área de semicondutores, considerando os laços comerciais ​​ estabelecidos por ambos os países há pelo menos duas décadas.

Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, e o primeiro do Estado de São Paulo. Por outro lado, o Brasil é o 10º maior parceiro comercial dos EUA, e o 2º da América Latina. Além disso, os EUA promovem a “Semiconductor Supply Chein Resilience” buscando cadeias de manufatura de baixo risco e com menor concentração na Asia.

Na avaliação de Nunes, o segmento de encapsulamento e testes de produtos semicondutores instalado no Brasil, capaz de atuar com chips avançados e de processar mais de 200 milhões de chips anualmente, pode liderar a inserção da indústria brasileira de alta tecnologia no mercado mundial e no mercado dos Estados Unidos, em especial.

O País possui cinco empresas dedicadas ao encapsulamento e teste de semicondutores que abastecem a indústria de TICs, com o fornecimento de memórias para smartphones, smart tvs, tablets, servidores, notebooks, dentre outros.

Participantes

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, participaram da abertura do evento.

O Diálogo Comercial Brasil-EUA contou ainda com a presença do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e da Subsecretária de Comércio Internacional do Departamento de Comércio dos EUA, Marisa Lago.

Também participaram representantes do MDIC, do Ministério da Fazenda e do  Ministério das Relações Exteriores e de empresas brasileiras. Dentre eles, a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, ambos do MDIC.

Compartilhe: