19.11.2024

O setor de semicondutores e de eletroeletrônicos brasileiro participou de reunião com o Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, no dia 17 de novembro, no Rio de Janeiro, no âmbito das agendas relacionadas ao G20. O encontrou contou com a participação de representantes do Governo da Malásia, de associadas e membros da Diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi), da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e da Malasya Semiconductor Industry Association (MSIA).

No evento, representantes da Abisemi e da Abinee apresentaram ao Governo da Malásia um panorama da indústria de semicondutores brasileira e das possiblidades de parceria neste segmento entre ambos os países, em especial no segmento de design de circuitos integrados e encapsulamento e teste de chips. Nesse sentido, o presidente da Abisemi destacou que o Brasil reúne todas as condições para participar da cadeia global de fornecimento e que o Programa Brasil Semicondutores, lançado neste ano pelo governo federal brasileiro, incentivará a exportação de produtos produzidos no país neste segmento.

Nunes disse também que o Brasil possui um grande mercado consumidor, oferece uma matriz energética limpa e uma sólida indústria de tecnologia da informação, dispondo de grande potencial para atrair novos investimentos direcionados a este setor. Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, as indústrias de ambos os países têm muito a compartilhar e cooperar para o desenvolvimento mútuo da indústria de alta tecnologia e do seu respectivo ecossistema.

O presidente da MSIA, Seri Wong Siew Hai, mencionou ainda as iniciativas conjuntas  desenvolvidas entre Brasil e Malásia no último ano envolvendo a realização de conferências e rodadas de negócios entre empresas malaias e brasileiras e que culminaram na assinatura de um memorando de entendimento assinado na ocasião entre a MSIA, Abisemi e Abinee. O documento prevê a promoção de iniciativas voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, fabricação, design e qualificação profissional na área de semicondutores.

O Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, destacou na ocasião a sólida trajetória da indústria de semicondutores brasileira e reiterou sua disposição em trabalhar para o avanço da cooperação com o Brasil para o desenvolvimento mútuo da cadeia de semicondutores. Ibrahim também reuniu-se previamente naquela data com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva quando o tema semicondutores, dentre outros assuntos, foi objeto de tratativas entre ambos.

No âmbito do aprofundamento das relações entre o Brasil e Malásia, os dois chefes de Estado manifestaram neste encontro o apoio recíproco aos esforços mútuos para desenvolvimento e colaboração bilateral no setor de semicondutores por meio do crescente diálogo entre governos, o setor privado e as instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação de ambos os países.

Compartilhe: